Em fevereiro de 2023, viralizou nas redes sociais um vídeo no qual o autointitulado “coach de masculinidade” Thiago Schutz conta em um podcast que recusou uma cerveja oferecida por uma mulher como forma de se impor. Na ocasião, explicou ele, estava bebendo Campari. O conteúdo do vídeo logo gerou memes nas redes, com o “coach” sendo ridicularizado por sua forma de pensar e ganhando o apelido de “Calvo da Campari”.
Por meio do software da Vox Radar, foi constatado que “calvo” foi o termo mais presente nas postagens que citaram a Campari no Twitter, constando em pouco mais de 5 mil das 19 mil publicações realizadas mencionando a marca entre 20 de fevereiro e 02 de março.
Da piada à ameaça
O tema, no entando, ganhou contornos mais sérios, virando caso de polícia. Em um dos vários vídeos que viralizaram nas redes zombando dele, Thiago respondeu ameaçando de “processo ou bala” a atriz Livia La Gatto. Ela registrou um boletim de ocorrência contra Thiago e a Polícia Civil de São Paulo abriu um inquérito para investigá-lo.
A evolução drástica do assunto praticamente obrigou a Campari Group se pronunciar. No dia 27 de fevereiro, mesmo dia do boletim de ocorrência, a marca postou no Instagram refutando qualquer tipo de vínculo ou contato com Thiago Schutz e se colocando contra seu comportamento misógino.
A marca informou ainda que se solidariza “com todas as mulheres impactadas com os acontecidos”.
Rede dominada
Nas redes sociais, a Campari foi absolutamente “capturada” pelo tema. Entre as 100 postagens de maior engajamento que citaram a Campari no Twitter entre 20/02 e 02/03, todas estão no contexto que envolve Thiago, seja sobre suas opiniões, sua aparência ou a ameaça.
O dia 28/02, data seguinte à denúncia da atriz Livia La Gatto, foi o que registrou maior número de menções ao nome da empresa no Twitter, evidenciando mais uma vez a completa associação da marca com os fatos ocorridos.
Posição da Campari reverbera
De modo geral, as publicações não são direcionadas à Campari enquanto marca, mas a empresa se faz presente por conta dos diversos apelidos utilizados para criticar Thiago.
Vale frisar que a postura adotada pela empresa diante da ameaça do “coach de masculinidade” chegou aos usuários do Twitter, sendo difundida naquela rede. Entre as cinco postagens com mais interações citando a Campari dentro do período de análise, duas abordam a nota oficial da empresa, ressaltando a tentativa da marca de não se associar ao “coach”.
Impacto da Campari no Twitter
Ao longo dos 10 dias de conteúdos do Twitter analisados pela Vox Radar, foram pouco mais de 19 mil postagens citando a Campari, feitas por 15,3 mil usuários do Twitter.
Esses conteúdos foram compartilhados 24,4 mil vezes e receberam 8,5 mil comentários. Ao todos, foram 473,4 mil likes nas publicações sobre o tema.
Na análise de Vox, foi constatado ainda que quase 60% dos perfis que tem o gênero identificado no Twitter e postaram sobre o tema são masculinos.
Outro dado mostra que mais da metade dos conteúdos tem origem no Sudeste, região com mais de 55% do total de posts que mencionaram a Campari dentro do período. Entre os estados, São Paulo lidera em quantidade de publicações.
O Google também registrou um pico de buscas pelo nome da Campari a partir de fevereiro, com maior destaque para a última semana do mês, muito por conta dos desdobramentos referentes à ameaça praticada por Thiago contra a atriz Livia La Gatto.
Entre os cinco temas mais associados às buscas, todos estão relacionados ao “coach” e ao contexto iniciado por ele, além de buscas associadas ao seu modo de pensar, focado na imposição da masculinidade.