Cerveja domina o carnaval no Twitter, mas Skol Beats é a marca com mais interações

Vox Radar já mostrou um raio-x de tudo que estão falando sobre o carnaval no Twitter. Agora vamos focar em um dos temas predominantes sobre a folia: cerveja – ou melhor, bebidas alcoólicas.

Contabilizamos todas as interações ocorridas na rede envolvendo menções a tipos de bebidas e marcas em postagens que também citavam o carnaval, entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro de 2023.

Cerveja contou quatro vezes mais interações que os outros tipos de bebida somados

O software da Vox Radar constatou ainda que a cerveja é, de longe, o tipo de bebida com mais engajamento na rede. Em seguida, aparece a cachaça, com um pouco de destaque, e diversas outras bebidas, da caipirinha ao gin, em patamar similar de interações.

E na análise das marcas que mais geram interações quem lidera é a Skol Beats, da Ambev. Na verdade, a marca é tida como um híbrido de cerveja e destilado, no entanto, ao pensar em cerveja é muito raro que alguém faça uma conexão com a Skol Beats. O resultado é que a marca se tornou um “próprio tipo” de produto.

Na lista aparecem cervejas tradicionais, como a Brahma, Itaipava (Grupo Petrópolis), Devassa, Heineken e Amstel – estas três últimas da The HEINEKEN Company. Mas também bebidas destiladas de sucesso mais recente, como Corote, Ousadia e Xeque Mate Bebidas.

Cerveja e ressaca

Das palavras catalogadas pela Vox Radar, ‘cerveja’ é dominante no debate sobre as bebidas, mas também há destaque para a famigerada ‘ressaca’, que aparece em quantidade similar à ‘cachaça’. Na nuvem de palavras mais usadas, ainda aparecem o verbo ‘beber’, ‘beats’, ‘bêbado’ e ‘bêbada’.

Também comparamos o engajamento gerado em torno do verbo beber, da ressaca e de postagens que indicam maior intensidade no consumo das bebidas alcoólicas, como ‘encher a cara’, ‘ficar bêbado (a)’, ‘embriagar’, entre outros. Pelo menos no Twitter, os relatos sobre ressaca são maiores do que os sobre ficar embriagado. O verbo beber é predominante.

Crescimento de postagens

Na análise de postagens envolvendo conteúdos relacionado às bebidas e o carnaval, fica evidente o crescimento no número de postagens conforme a festa se aproxima. Entre a semana anterior e a semana pré-carnaval, ocorreu o triplo de publicações envolvendo as bebidas alcoólicas.

A Vox também analisou as cidades que mais mencionam o tema, constatando maior presença nos locais com mais tradição no festejo do carnaval: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife; além de uma pequena vantagem entre o número de pessoas do gênero masculino que debatem o assunto no Twitter.

Categorias:

Outros Posts:

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

VOX RADAR

Na Mídia

A Vox Radar contabilizou centenas de milhares de conteúdos sobre o BBB 24 e destacou os 10 participantes mais mencionados na estreia do programa. ...
Análise da Vox mostra que a medida, que gerou questionamentos e críticas teve entre os subtemas mais abordados, a chance de aumento dos impostos. ...
O falecimento do Rei do Futebol "parou" o Twitter, monopolizando conteúdos na rede. Homenagens foram maioria entre as postagens. ...

DEMONSTRAÇÃO

Preencha o formulário

e descubra tudo o que podemos fazer para sua agência decolar!