Livros e Amazon dominam conteúdos sobre Dia do Consumidor no Twitter

Dia do Consumidor é celebrado em 15 de março. Criada em 1983, a data ganha a cada ano mais importância no calendário comercial. Ao longo de março de 2023, a Vox Radar contabilizou pouco mais de 55 mil conteúdos (postagens originais, comentários e compartilhamentos) mencionando “Dia do Consumidor” ou “Semana do Consumidor” no Twitter.

A quantidade de postagens aumentou conforme a data se aproximou, com pico de publicações no dia 13 de março, quando teve início oficialmente a “Semana do Consumidor”.

Domínio da Amazon no Dia do Consumidor

Entre esses conteúdos uma marca se destacou: a Amazon. O nome da empresa foi o termo mais repetido em publicações do Twitter que citaram a data comemorativa.

E entre os produtos, o destaque ´foi para os livros. Seja ele em mídia física ou em forma de e-book. O gráfico abaixo contabiliza os conteúdos relacionados às marcas ou tipos de produtos ao longo de março.

A amazon foi a marca mais citada em conteúdos sobre o Dia do Consumidor

Dentre os mais citados, apenas a Shopee foge do contexto formado pela Amazon e pela leitura. O Kindle é o e-reader criado pela empresa enquanto a Alexa é a inteligência artificial controlada por voz criada pela Amazon.

A predominância de livros e da Amazon se deve, em grande parte, à forte presença de perfis do Twitter focados em literatura e que buscam engajamento no anúncio de promoções voltadas aos consumidores.

Abaixo mostramos os três conteúdos que mais geraram interações sobre o Dia do Consumidor.

Em busca de vantagens

As postagens também mencionaram uma série de benefícios associadas ao Dia do Consumidor. “Cupom” foi o benefício que mais gerou conteúdos, seguido por “promoção”.

As postagens sobre o Dia do Consumidor estiveram presentes entre as principais capitais brasileiras, com São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte em destaque. Esse dado é analisado pela Vox Radar por meio da geolocalização citada nos perfis dos usuários.

Apesar de gerar uma quantidade relevante de materiais publicados na rede, o Dia/Semana do Consumidor ainda não chega tão perto do “carro-chefe” dos eventos voltados às compras: a Black Friday.

Com base em conteúdos publicados nos cinco dias que antecederam as datas e na própria data em questão, a Vox contabilizou 3,5 vezes mais conteúdos relacionados à Black Friday de 2022, celebrada no dia 25 de novembro.

Categorias:

Outros Posts:

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

VOX RADAR

Na Mídia

A Vox Radar contabilizou centenas de milhares de conteúdos sobre o BBB 24 e destacou os 10 participantes mais mencionados na estreia do programa. ...
Análise da Vox mostra que a medida, que gerou questionamentos e críticas teve entre os subtemas mais abordados, a chance de aumento dos impostos. ...
O falecimento do Rei do Futebol "parou" o Twitter, monopolizando conteúdos na rede. Homenagens foram maioria entre as postagens. ...

DEMONSTRAÇÃO

Preencha o formulário

e descubra tudo o que podemos fazer para sua agência decolar!