Globo: top 5 dias de 2023 com mais menções no Twitter

Já se passaram cinco meses de 2023 e a Vox Radar traz um levantamento sobre as cinco datas do ano com mais menções ao nome da Globo. Foram considerados os termos “Rede Globo” e “Globo” utilizados em postagens no Twitter.

Entre 1º de janeiro e 31 de maio, a emissora foi citada em cerca de 530 mil publicações, compartilhadas mais de um milhão de vezes. Ao todo, foram cerca de 330 mil comentários e 10,7 milhões de likes.

Na análise dos conteúdos, foi verificado que as pessoas com até 18 anos são as que mais citam a emissora no Twitter, seguidas por pessoas com 40 anos ou mais. Do total, 62% são do gênero masculino.

As cinco datas com mais menções à Globo

Das cinco maiores marcas do ano, três estão relacionadas ao BBB 23 e duas à política. Houve ainda relevância sobre a demissão do narrador Cléber Machado, que dividiu protagonismo com a repescagem do Big Brother, no mês de março. 

16 de março: Expulsões do BBB

Nesta data foram quase 80 mil conteúdos mencionando a Globo (postagens originais, compartilhamentos e comentários), diante da expulsão dos participantes Cara de Sapato e MC Guimê do BBB 23, por conta do assédio à Dania Mendez, que vinha de um reality mexicano.

Como mostra a nuvem de termos mais utilizados naquela data, a emissora foi acusada ao longo do dia de “passar pano” para os episódios de assédio, no entanto, à noite, efetuou as expulsões. O modo como foi realizado o processo também gerou crítica. O youtuber Felipe Neto foi o autor da postagem com mais interações sobre a Globo na ocasião.

02 de maio: PL das Fake News

A emissora virou alvo da militância bolsonarista no dia 02 de maio por, de acordo com eles, fazer campanha pela aprovação do PL das Fake News (que acabou arquivado). Na ocasião, estava em debate uma mensagem utilizada pelo Google ligando o projeto à censura. Foram mais de 52 mil conteúdos citando a Globo na data.

Nos termos mais usados, é possível verificar que houve o paralelo entre o Google, que teve a sua mensagem retirada por determinação do Supremo Tribunal Federal, e a Globo que pela lógica de alguns usuários também estava fazendo campanha. Naquela data, quase 70% de quem abordou o tema era da direita bolsonarista.

8 de janeiro: Ataques em Brasília

No dia em que a Capital Federal foi alvo de atos de violência por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o termo “terroristas” foi o mais presente nas pouco mais de 37 mil conteúdos que mencionavam a Globo, muito por conta da cobertura da emissora sobre o caso.

16 de janeiro: Estreia do BBB 23

Na data da estreia do BBB, a emissora foi citada em quase 21 mil conteúdos. O programa, logicamente foi o termo mais citado.

Naquela data, a postagem com mais engajamento mencionando a emissora agradecia à Rede Globo pela volta da “alienação” à programação, para que as pessoas pudessem “esquecer” das coisas mais sérias.

22 de março: Demissão de Cléber Machado e vazamento da repescagem do BBB

Após 35 anos de trabalho, o narrador Cléber Machado foi demitido da emissora, virando o tema mais falado entre os cerca de 20 mil conteúdos que mencionaram a empresa naquela data. Ele foi seguido de perto pelo BBB, precisamente sobre o vazamento dentro da casa de imagens da repescagem realizada pelo programa. No estúdio onde estavam os eliminados, o racismo religioso sofrido pelo participante Fred Nicácio foi debatido, também aparecendo entre os termos mais postados.

O jornalista Chico Barney resumiu bem o que significou aquela data para a Globo.

Categorias:

Outros Posts:

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

VOX RADAR

Na Mídia

A Vox Radar contabilizou centenas de milhares de conteúdos sobre o BBB 24 e destacou os 10 participantes mais mencionados na estreia do programa. ...
Análise da Vox mostra que a medida, que gerou questionamentos e críticas teve entre os subtemas mais abordados, a chance de aumento dos impostos. ...
O falecimento do Rei do Futebol "parou" o Twitter, monopolizando conteúdos na rede. Homenagens foram maioria entre as postagens. ...

DEMONSTRAÇÃO

Preencha o formulário

e descubra tudo o que podemos fazer para sua agência decolar!