A Espanha conquistou a sua primeira Copa do Mundo Feminina, ao vencer a Inglaterra por 1×0, em Sidney, na Austrália. A Vox Radar analisou tudo que se falou sobre a final no Twitter, e trouxe as informações mais interessantes sobre a partida e o pós-jogo.
Apesar da partida ter iniciado às 7h de um domingo, havia muita gente ligada. A Globo teve a maior audiência na faixa de horário em 2023, enquanto a CazéTV, do streamer Casimiro, conta com mais de dois milhões de views na transmissão da partida. No Twitter, a Espanha se destacou entre os usuários brasileiros. A seleção espanhola foi mencionado em quase o dobro de conteúdos da seleção inglesa.
Na análise dos conteúdos que mencionaram o termo “Copa do Mundo”, durante a final, a Vox Radar constatou que 71% foram positivos, percentual mais de quatro vezes maior que o de conteúdos críticos à final, que muitas vezes também direcionavam críticas ao futebol feminino.
Copa do Mundo vai além dos 90 minutos
Uma partida importante como a decisão de Copa do Mundo entre Espanha e Inglaterra não acaba após o apito final. A autora do gol do título, Olga Carmona, foi tema de conteúdos durante a partida e também no pós-jogo. Muitos se solidarizaram por conta da morte do seu pai, divulgada após a decisão. Ele havia morrido antes da partida, mas a família optou por não informar à atleta antes.
Outro episódio marcante ocorreu logo depois do final do jogo. Na entrega das medalhas, o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, deu um beijo forçado na boca da jogadora Jenni Hermoso. A atitude inapropriada foi criticada pela própria atleta. Rubiales foi denunciado ao Ministério Público espanhol.
Nas redes, o gesto do presidente foi considerado assédio em boa parte dos conteúdos que abordaram o tema. Entre cerca de 8 mil conteúdos que abordaram o caso, 91% foram negativos a Rubiales.
Por meio da Vox Radar IA identificamos os temas mais abordados dentro do contexto da Copa do Mundo feminina, durante a última semana do torneio. Isso foi feito por meio da análise automática de todos os conteúdos que mencionaram a Copa ao longo da semana da final. A nossa Inteligência Artificial dividiu as postagens em tópicos com resumos sobre o que essas postagens similares abordavam.
A final, obviamente, foi o destaque principal, com quase 40% do total de conteúdos do Twitter. Mas vale ressaltar que quase 25% dos conteúdos abordou o desempenho da Seleção Brasileira e as possíveis mudanças na comissão técnica após a participação decepcionante na Copa do Mundo.
As comparações com o futebol masculino são persistentes e houve destaque, também, para as transmissões do evento, realizadas pela Rede Globo e pela CazéTV.