A 4 dias do Lollapalooza Brasil, redes se dividem entre expectativa e críticas ao festival

O Lollapalooza Brasil vai ocorrer entre 24 e 26 de março, em São Paulo. No Twitter os conteúdos sobre o festival se dividem em grande parte entre a expectativa pelos shows, críticas à organização por conta dos cancelamentos de grandes atrações (como Blink-182 e Willow) e a tentativa de compradores em revender seus ingressos, muitos deles sem sucesso.

#VoxRadar analisou mais de 40 mil conteúdos – entre postagens originais, comentários e compartilhamentos (RTs) – que citaram o Lolla BR entre os dias 07 e 20 de março.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Dentro do período de análise, entre as postagens com mais interações que mencionam o festival, o cancelamento dos shows foi o tema principal. Há ainda críticas correlacionadas, ironizando o tipo de contrato assinado com os artistas. Esse subtema, especificamente, ganhou mais força por conta do pedido do cantor Drake para que o seu show no Lollapalooza Argentina não fosse transmitido, apesar da transmissão estar prevista anteriormente.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O cancelamento de show mais recente, da cantora Willow, inclusive, repercutiu negativamente, com críticas sobre a substituição da artista por Baco Exu do Blues. Para vários perfis que compartilharam o anúncio da substituição feito pelo perfil oficial do Lollapalooza Brasil, Baco não está no mesmo patamar da atração cancelada.

A decisão do Lollapalooza Brasil de escolher Baco Exu do Blues para substituir Willow gerou críticas no Twitter

Outro tema que trouxe críticas ao festival foram as promoções de “última hora”, voltadas para a venda de ingressos com desconto ou à compra de dois dias pelo preço de um, chamado pelo evento de Lolla Double. A percepção predominante no Twitter foi de “desespero” do Lolla, com medo de “flopar” na venda de ingressos. Houve também quem reclamasse por se sentir “enganado” por ter comprado o ingresso antes e sem a promoção.

Edições no exterior ajudam o Lollapalooza Brasil a “virar a chave” na rede

Entre 17 e 19 de março, ocorreram as edições do festival na Argentina e no Chile. Esses shows fizeram com que os conteúdos sobre o Lollapalooza Brasil crescessem positivamente no Twitter.

Os conteúdos do gráfico acima levam em conta apenas o que foi falado sobre as atrações: Billie Eilish, Rosalía, Drake e Twenty One Pilots ao longo dos últimos dias. Fica claro o crescimento de menções ao festival junto com menções aos artistas à medida que os shows foram ocorrendo nos outros países.

Esse crescimento dos últimos dias consolidou os conteúdos sobre os artistas confirmados no festival como “tema” mais abordado sobre o Lollapalooza Brasil entre 07 e 20 de março. 

O segundo tema mais relevante foi composto por conteúdos que mencionaram os shows do festival na Argentina. Já os shows ocorridos no Chile ficaram como o quarto tema em número de conteúdos. Os cancelamentos, mesmo ainda dominando as postagens mais relevantes, perderam o protagonismo em termo de número de conteúdos, tornando-se o terceiro tema com mais interações no Twitter dentro do período de análise.

Houve destaque ainda para os conteúdos de pessoas tentando vender seus ingressos do festival – parte delas criticando os cancelamentos ocorridos; críticas aos contratos dos artistas, com ironias sobre a forma como o festival “amarra” os acordos com as atrações; além de abordagem sobre as novas promoções de ingressos, via de regra negativas, insinuando; e comparações com o Rock in Rio.

A Vox verificou ainda que, entre os artistas, Billie Eilish foi quem mais gerou conteúdos, com mais que o dobro da segunda colocada, Melanie Martinez.

A presença de Billie Eilish se deve em parte aos perfis brasileiros do Twitter dedicados à cantora. Entre os 10 que mais mobilizam o debate sobre o Lollapalooza Brasil, cinco são dedicados à ela. Esses perfis compartilharam vários vídeos de trechos dos shows da artista nas edições do Lollapalooza na Argentina e no Chile.

Categorias:

Outros Posts:

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

VOX RADAR

Na Mídia

A Vox Radar contabilizou centenas de milhares de conteúdos sobre o BBB 24 e destacou os 10 participantes mais mencionados na estreia do programa. ...
Análise da Vox mostra que a medida, que gerou questionamentos e críticas teve entre os subtemas mais abordados, a chance de aumento dos impostos. ...
O falecimento do Rei do Futebol "parou" o Twitter, monopolizando conteúdos na rede. Homenagens foram maioria entre as postagens. ...

DEMONSTRAÇÃO

Preencha o formulário

e descubra tudo o que podemos fazer para sua agência decolar!