O anúncio feito pelo governo Lula, na quinta-feira (23/05), sobre o barateamento dos carros populares por meio de um pacote de subsídios à indústria automobilística dividu opiniões no Twitter, Facebook e Instagram.
Foram cerca de três mil publicações mencionando o nome do presidente e a medida adotada pela gestão. Do total, 31% foram negativas, 25% positivas e 44% neutras. Ao todo, somadas postagens, comentários e compartilhamentos, foram cerca de 25,5 mil conteúdos sobre o tema.
Entre os termos mais utilizados nos posts sobre o tema, os carros são mais citados, seguidos por “governo” e “indústria”. O termo “popular”, associado ao preço dos automóveis contemplados com a medida, também se destaca.
Posts com mais interações sobre Lula e carros populares
Entre as principais postagens sobre o tema, há conteúdos apenas informando a medida, mas também críticas, direcionadas ao impacto ambiental, que vai em sentido contrário aos compromissos assumidos por Lula ao ser eleito; a um suposto elitismo da medida que favoreceria os mais ricos, devido ao preço dos carros, que seguirá alto mesmo com a redução; e ao subsídio que será fornecido pelo Governo Federal às montadoras.
A Vox Radar analisou ainda, entre as postagens, a predominância de faixa etária e de gênero. Homens e pessoas acima de 40 anos foram os que mais abordaram o tema. O gênero masculino foi responsável por quase 80% das publicações, enquanto a faixa de idade acima dos 40 anos somou 45% do total.
Por meio da geolocalização fornecida pelos usuários, fica clara a predominância do Sudeste nos posts sobre o tema, com mais da metade do total. Em seguida, aparece o Nordeste, com cerca de 20%.