A renúncia do presidente-executivo, Adalberto Pereira Santos, e o reconhecimento público de uma dívida na casa de R$ 600 milhões levou a Lojas Marisa aos holofotes do debate econômico no Brasil. Entre 8 e 12 de fevereiro, a Vox Radar contabilizou mais de 800 matérias na imprensa citando a Marisa, além de cerca de 10 mil conteúdos publicados no Twitter sobre a empresa.
Na comparação entre a semana anterior e a semana dos desdobramentos sobre a dívida, as postagens e compartilhamentos mencionando a Marisa quase triplicaram no Twitter. O pico de conteúdos ocorreu no dia 9 de fevereiro, dois dias depois da renúncia do então presidente.

A situação da empresa, claro, mudou completamente o perfil das publicações sobre a Marisa no Twitter. ‘Americanas’, por conta do cenário semelhante apresentado desde janeiro, passou a ser o termo mais associado à Marisa na rede, posto antes ocupado por ‘mulher’, presente no slogan da loja.
Essa mudança é mostrada nas nuvens das palavras mais utilizadas na semana da crise e na anterior.


Onde antes se utilizavam palavras como ‘cupom’, ‘cartão’ e ‘moda’, passou a se utilizar ‘presidente’ e ‘600’, por conta da renúncia e do valor da dívida.
Marisa tem quase “40% de Americanas”
Um levantamento de subtemas realizado pela #VoxRadar enumerou os assuntos mais recorrentes nas postagens sobre a Marisa, e a Americanas está presente em quase 40% dos quase 10 mil conteúdos analisados.

A renúncia do presidente e a dívida formam o segundo subtema mais postado, seguido por especulações sobre a falência da empresa. Houve ainda debate sobre a reestruturação da Marisa, encabeçado pela BRPartners (que atua na renegociação da dívida) e da Galeazzi & Associados (aperfeiçoamento da estrutura de custos), bem como sobre a queda das ações da empresa (AMAR3), que despencaram 39% em cinco dias.

A repercussão ocasionou o crescimento da curiosidades das pessoas sobre a situação da empresa, com disparada também nas buscas no Google.

Os temas mais buscados foram alguns dos que também geraram grande interesse e disseminação no Twitter, como a saída de Adalberto Pereira Santos, a chance de falência e a chegada da BR Partners no processo de recuperação da empresa.

Politização e temor de ‘quebradeira’
A dívida da Marisa acompanhada pela crise da Americanas e pelo fechmento de empresas como a Livraria Cultura trouxe a repercussão para o campo político, com acusações ao Governo Lula e à dobradinha Bolsonaro/Guedes. Esse viés é evidenciado pelas três postagens que mais geraram engjamento no Twitter ao abordar o caso.


