Com o anúncio de uma cobrança extra para que os usuários possam compartilhar suas senhas, a Netflix gerou um movimento negativo à sua marca no Twitter. Levantamento realizado pelo software da Vox Radar, mostra que o termo “cancelar” foi o mais presente nas publicações que mencionaram a empresa entre 23 e 24 de maio.
O cancelamento da assinatura foi manifestado como reação dos assinantes da plataforma à cobrança para que o streaming seja utilizado em mais de uma residência.

O anúncio oficial veio por meio das redes oficiais da empresa por volta das 15h de 23 de maio. A Netflix reforçou que a conta é “para você e para as pessoas que moram com você”

Com a medida, o dia 24 de maio (na margem direita da imagem abaixo) foi o que registrou recorde de citações ao nome da empresa em 2023, com 33,7 mil publicações.

Ao todo, entre 15h10 do dia 23 e meia-noite do dia 24, foram 55,8 mil publicações com menções à Netflix. Esses conteúdos foram compartilhados 58 mil vezes e geraram 33,3 mil respostas. Ao todo, foram quase 1,5 milhão de likes.

Principais postagens sobre a Netflix
Entre os cinco principais posts que mencionaram a marca desde a decisão pela nova cobrança, todos são negativos. Os usuários ressaltam, entre outras coisas, que o a cobrança é ilegal, reclamam do valor que terão que pagar de mensalidade, refletem sobre o custo-benefício do serviço em comparação aos concorrentes e sinalizam que vão recorrer à pirataria.





Entre os que mencionaram a Netflix ao longo dos dois dias, quase metade são usuários com 18 anos ou menos. Em seguida, aparecem os que tem entre 19 e 29 anos de idade.

Já em relação ao gênero de quem postou, há prevalência de usuários do gênero masculino, com pouco mais de 60% do total.
