Fundo Abstrato Ondulado

Expectativa para o Natal no Twitter

Atualizado: 4 de abr.

Introdução


Neste breve post, analisamos publicações feitas sobre o natal (citando o termo natal) ao longo do mês de dezembro no Twitter, até a manhã do dia 23. Ao todo, capturamos 612,769 publicações.

Começaremos com uma análise de algumas das categorias de produtos que mais vêm sendo citadas pelas pessoas, no contexto de compras natalinas. Vemos, ainda, algumas das principais publicações mencionando a pandemia do Coronavírus, buscando ter uma ideia geral do tom das redes sociais sobre o assunto. Finalmente, exibimos um ranking com alguns dos usuários que se destacaram em postagens com grande repercussão, e publicações de destaque.


Análise de categorias de produtos


A tabela abaixo é construída a partir da seguinte metodologia. Primeiramente, filtramos as publicações originais, mantendo apenas aquelas que manifestam algum tipo de interesse mais explícito em produtos, como com os termos “comprar”, “presente”, “amigo oculto”, “amigo secreto”, entre outros.

Dentre estas publicações restantes, utilizamos uma abordagem técnica para tentar entender quais categorias de produtos estavam sendo mais discutidas entre usuários. Esta tabela segue um padrão similar ao que utilizamos em nossa publicação sobre a Black Friday.

Como exemplo, na primeira categoria, vemos que cerca de 9000 das publicações selecionadas falam sobre termos ligados à moda e vestuário. A tabela é interativa, e ao clicar na seta ao lado do nome é possível ver uma nuvem de palavras de termos muito utilizados e algumas das principais publicações de destaque. No contexto de moda e vestuário, por exemplo, vemos que muitas pessoas falam sobre compra de roupas não apenas para presentear familiares, como também para uso próprio nas celebrações natalinas.


Assim como na Black Friday, termos relacionados à leitura voltaram a se destacar. Em seguida, vemos um grande número de menções a perfumes e a eletrônicos em geral.


Publicações citando a pandemia


Nesta etapa, fazemos uma breve análise de publicações citando o Natal que estejam, de alguma forma, relacionadas à pandemia do Coronavírus. Para isto, fazemos um filtro adicional, mantendo publicações que citem termos como “coronavirus”, “pandemia”, “covid”, entre outros.

Na nuvem de palavras, vemos alguns dos termos mais utilizados neste contexto.



Destaques

Voltando ao tema geral de Natal, elencamos alguns dos usuários e publicações que se destacaram ao longo do mês de dezembro.


Usuários de destaque

Na tabela, exibimos usuários verificados (isto é, que possuem o selo de verificado fornecido pelo Twitter) que tenham feito ao menos três publicações citando o Natal em dezembro.




34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Análise de tweets minuto a minuto no primeiro jogo da final da Copa do Brasil. Qual torcida fez mais barulho? Descubra neste post!

A repercussão do Outubro Rosa na rede social do passarinho com direito a comparativo do volume de publicações entre os últimos quatro anos!