Fundo Abstrato Ondulado

Final da Copa do Brasil (jogo 1)

Introdução


Após o primeiro jogo da final da Copa do Brasil entre Atlético Mineiro e Athletico Paranaense, fizemos uma breve análise da reprecussão da partida no Twitter. O jogo ocorreu entre 17:30 e 19:25, e coletamos publicações feitas entre 17:00 e 19:50.

Primeiramente, exibimos uma visualização com a proporção de cada estado no volume de publicações sobre o jogo. Vemos um destaque para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.




Assim como fizemos em nosso post sobre a final da Libertadores, nesta análise buscamos contrastar postagens feitas por “seguidores” de cada um dos times. Consideramos seguidores do Atlético Mineiro postagens feitas por usuários que seguem, no Twitter, a página oficial do Galo, e não seguem a página do Athletico Paranense. De forma análoga, seguidores do Athletico são aqueles que seguem o rubro-negro e não seguem o clube mineiro.

Iniciamos com a análise minuto a minuto da volumetria ao longo do jogo. Avaliamos, por meio de nuvens de palavras, alguns dos termos mais utilizados pelos seguidores de cada um dos times durante o jogo. Como um terceiro estudo, listamos alguns perfis ligados ao jornalismo (com contas verificadas) que se destacaram, em termos de repercussão de Tweets, durante a partida. Por fim, listamos algumas publicações que se destacaram sobre o jogo, em termos de curtidas e compartilhamentos.


Parte 1: Minuto a Minuto


Nesta análise, exibimos o número de tweets feitos por seguidores de cada clube. Conforme já discutido, consideramos que uma publicação foi feita por um seguidor de um time apenas se o mesmo segue o time e não segue o adversário.



Parte 2: Termos que marcaram a final


Nesta análise, fazemos nuvens de palavras para ilustrar alguns dos termos mais utilizados por seguidores de cada um dos times ao longo da partida.


Nuvem de palavras para seguidores do Atlético Mineiro



Nuvem de palavras para seguidores do Athletico Paranense



Parte 3: Personagens de destaque ligados ao jornalismo esportivo


Nesta etapa, selecionamos páginas vinculadas ao jornalismo esportivo (entre jornalistas, setoristas, canais de televisão e afins) com conta verificada e que se destacaram durante o jogo.



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quais as categorias de produtos mais citadas pelos usuários durante o mês do Natal? Confira alguns insights para o fim de ano!

A repercussão do Outubro Rosa na rede social do passarinho com direito a comparativo do volume de publicações entre os últimos quatro anos!