Fundo Abstrato Ondulado

Outubro Rosa no Twitter

Atualizado: 25 de mar.

Introdução


Neste relatório, investigamos a repercussão do Outubro Rosa no Twitter. Para isso, focamos em publicações feitas ao longo do mês de outubro, citando os termos outubro e rosa ou o termo/hashtag outubrorosa. Fizemos uma busca por postagens originais, desconsiderando retweets.

Ao todo, foram 34,605 tweets em outubro de 2021 citando os termos de interesse.


Volumetria ao longo dos anos


Primeiramente, fazemos uma análise comparativa entre o ano de 2021 e os anteriores, em termos de volume de postagens e número de usuários falando sobre o assunto. Para isto, fizemos uma busca pelos mesmos termos nos anos de 2018, 2019 e 2020.


É possível observar um cenário de estabilidade em relação ao volume de menções e ao número de usuários se comparado a 2020, e de leve queda se comparado a 2019 e, principalmente, a 2018.


Análise dos dados de 2021


A partir deste ponto, o foco será nos dados do ano de 2021. Primeiramente, investigamos a proporção de homens e mulheres que falaram sobre Outubro Rosa. Para isso, utilizamos um algoritmo próprio da vox Radar que, a partir do nome declarado pelo usuário, busca inferir se se trata de um homem ou mulher. Esta análise é feita para cada publicação e, considerando apenas as publicações para as quais conseguimos inferir com um bom grau de certeza o gênero do autor, calculamos a proporção de homens e mulheres.


Vemos as mulheres em leve maioria, sendo responsáveis por 51,5% das publicações sobre Outubro Rosa em 2021.


Nuvem de palavras


A nuvem de palavras é uma forma interessante de investigarmos quais termos estão sendo frequentemente utilizados nas publicações analisadas. Coletamos os textos de cada uma das publicações e, após alguns tratamentos, elencamos palavras utilizadas com frequência em conjunto com outubro e rosa.



Os resultados obtidos são interessantes e demonstram que, de fato, a grande maioria dos tweets está centrada no assunto de interesse. Vemos como palavras mais comuns “câncer”, “prevenção”, “mama”, “campanha” e “mulher”. A presença de termos como “prevenir”, “previna-se”, “cuide-se”, “precoce” e “conscientização” merece destaque, reforçando a importância do diagnóstico precoce. Vemos, ainda, os termos “colo” e “útero”, em referência ao câncer de colo de útero.

Finalmente, também podemos observar palavras como “camisa” e “Flamengo”. Como ficará mais claro ao longo do relatório, um grande número de publicações importantes fala sobre campanhas ligadas a times de futebol e fornecedoras de material esportivo.


Principais destaques


Nesta seção, buscamos investigar alguns destaques do mês. Fazemos isso de três formas diferentes: olhando perfis que mais se destacaram em suas publicações, perfis que mais foram citados em postagens sobre Outubro Rosa e, finalmente, alguns dos tweets de maior repercussão.


Perfis com destaque


Primeiramente, fazemos uma análise de perfis. A ideia é responder à pergunta: quais perfis mais se destacaram ao falar sobre Outubro Rosa, em termos de número de curtidas e retweets? Nesta análise outras variáveis não são levadas em conta, como número de seguidores e número de postagens.

Destacamos a presença de muitos perfis oficiais de times de futebol: Santos, Internacional, Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, São Paulo, Vasco, Botafogo, Flamengo e Grêmio aparecem com destaque. O Atlético Mineiro, mais especificamente, aparece não apenas com a página oficial como com duas outras páginas relacionadas: Instituto Galo e Galo Futebol Feminino. Ainda relacionado ao futebol vemos o jogador Richarlison, que teve uma publicação bastante relevante. Utilizando a interatividade da tabela, podemos clicar na seta ao lado de cada usuário para analisar suas principais publicações, em ordem de relevância. Fazendo isto para os perfis acima, vemos que parte do motivo para boa parte dos perfis de destaque serem ligados ao futebol foi o grande engajamento dos clubes em campanhas ligadas ao assunto. Exemplos de campanhas foram o lançamento de camisas temáticas homeageando o Outubro Rosa e iluminações especiais nos estádios e sedes.

Outros perfis conhecidos completam a lista, como a senadora Simonte Tebet e os participantes do BBB21 Juliette e Arthur Picoli.





Perfis muito citados


Agora, investigamos a questão por um ângulo diferente. Em vez de analisar os perfis que mais tiveram repercussão em suas publicações, estamos interessados em saber quais foram citados com maior frequência em postagens sobre o assunto.

Nesta análise, desconsideramos respostas no Twitter e situações em que um perfil cita a si próprio. A ideia é entender, entre publicações espontâneas, a quem os usuários mais se referem ao falar sobre o tema.

Novamente, a tabela é interativa, e clicar na seta ao lado do usuário permite visualizar as principais citações a ele.

Em primeiro lugar entre os mais citados vemos o YouTube. Isto ocorre, em parte, porque quando usuários compartilham vídeos do YouTube no Twitter, há uma citação ao perfil feita por padrão. No restante da lista, voltamos a ver referências às já citadas campanhas feitas no mundo do futebol. Umbro ¹ e Adidas ², fornecedoras de material esportivo, foram muito citadas neste contexto, e o mesmo vale para diversos clubes de futebol que vêm a seguir.

Vemos, ainda, páginas como FEMAMA ³, especializada no tópico em questão, e a página do Ministério da Saúde.




  1. https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2021/10/01/camisas-clubes-umbro-outubro-rosa.htm

  2. https://www.terra.com.br/esportes/futebol/sao-paulo-flamengo-e-internacional-ganham-camisas-inspiradas-no-outubro-rosa,30c3956c598551969e6404063bf49d63bgo2xd43.html

  3. https://www.femama.org.br/site/

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