Os shows de Taylor Swift no RJ e o impacto no X

Foto: Getty Images

O início da passagem da The Eras Tour, turnê da cantora Taylor Swift, pelo Brasil se destacou entre conteúdos no X (antigo Twitter). No intervalo de uma semana, entre a segunda-feira (13/11) e a segunda-feira (20/11) foram 2,7 milhões de conteúdos – entre posts originais e compartilhamentos – contabilizados pela Vox Radar, mencionando o nome da artista.

O gráfico abaixo mostra o número de conteúdos (em milhares) que citaram Taylor Swift para cada dia da análise.

A repercussão começou positiva para Taylor Swift, com direito a uma homenagem no Cristo Redentor, que gerou cerca de 150 mil conteúdos. O dia com mais menções, no entanto, foi o sábado (18/11), com 703,4 mil do total de conteúdos. Naquele dia, tomou conta do X o debate em torno da estudante Ana Clara Benevides, que faleceu por uma parada cardiorrespiratória, após passar mal no Estádio do Engenhão, local do show

O fato fez com que vários conteúdos mencionassem Taylor Swift dentro de circunstâncias relacionadas ao ocorrido.

O debate em torno de Taylor Swift no X

Os conteúdos que abordaram o caso se dividiram entre elogios para a ação rápida da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, que determinou distribuição de água em estado de urgência, apoio à família da vítima e organização de financiamento para auxiliar no translado do corpo. Em menor volume, elogios para Taylor que teria feito uma homenagem para Ana Clara em seu show, dedicando a música Bigger Than The Whole Sky – informação que foi mais difundida nos EUA, mas ganhou eco no Brasil. Para alguns, a ausência da imagem de Ana Clara no telão faz com que a música não tenha sido dedicada a ela.

  

Impacto sobre a T4F

Porém o teor negativo tomou conta do evento que era tão esperado há meses. A produtora T4F, por exemplo, foi citada em 581,4 mil conteúdos entre a sexta-feira (17/11) e a segunda (20/11). O pico de menções foi de 1h da manhã do sábado (18/11), justamente quando veio a público o que ocorreu com Ana Clara.

Do total de menções feitas à empresa, 32% (185,5 mil) também mencionaram o termo “água”, sobretudo por conta das suspeitas em torno da morte de Ana Clara e a proibição do acesso de água junto aos fãs quando entravam para os shows no Engenhão. 

Soma de fatos negativos
O adiamento do show do sábado foi feito em cima da hora do início, gerando desconforto aos fãs que esperavam no calor. Na saída, foram relatados arrastões e assaltos que também prejudicaram o público. 

Domingo e segunda também registram números expressivos de conteúdos sobre Taylor, ambos com mais de 500 mil, dividindo-se entre quem, mesmo com todas as questões, ainda se sentiu realizado com o show, mas também por fãs e pessoas decepcionados criticando a falta de apoio da cantora com a família da vítima.

As associações entre o nome da cantora e o termo “família” (em referência à ausência de apoio à família de Ana Clara, que teve que fazer empréstimo para custear o traslado do corpo), por exemplo, somaram mais de 90 mil ocorrências.  Houve ainda movimento de fãs por meio de uma vaquinha virtual para ajudar os familiares da estudante com os custos.

A Vox Radar sente pelo ocorrido e se solidariza com os familiares de Ana Clara Benevides.

Categorias:

Outros Posts:

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

VOX RADAR

Na Mídia

A Vox Radar contabilizou centenas de milhares de conteúdos sobre o BBB 24 e destacou os 10 participantes mais mencionados na estreia do programa. ...
Análise da Vox mostra que a medida, que gerou questionamentos e críticas teve entre os subtemas mais abordados, a chance de aumento dos impostos. ...
O falecimento do Rei do Futebol "parou" o Twitter, monopolizando conteúdos na rede. Homenagens foram maioria entre as postagens. ...

DEMONSTRAÇÃO

Preencha o formulário

e descubra tudo o que podemos fazer para sua agência decolar!