A repercussão da tragédia climática que deixou, até o momento, 48 mortos no litoral norte de São Paulo teve grande conotação política no Twitter. O presidente Lula, o governador Tarcísio de Freitas, o ex-presidente Jair Bolsonaro e até a primeira-dama, Janja, foram personagens nas publicações sobre as fortes chuvas que atingiram a região.
Levantamento realizado pela Vox Radar contabilizou mais de 175 mil conteúdos (entre postagens originais e compartilhamentos) que mencionaram termos ligados ao ocorrido. Cerca de metade deles, mencionavam a cidade de São Sebastião, a mais atingida pelas consequências das chuvas.
‘Sebastião’, inclusive, foi o termo mais repetido nas publicações sobre o caso. Na análise, a Vox Radar buscou nomes políticos que constaram nas postagens e ainda contextos, como tragédia – relacionados às postagens sobre as mortes e resgates – e solidariedade, referentes às doações para moradores e buscas para auxílio.
Após São Sebastião, Lula foi o tema que mais gerou postagens e compartilhamentos, seguido pelo contexto da tragédia e da solidariedade. O ex-presidente Jair Bolsonaro apareceu em seguida, junto à primeira-dama, ambos citados com maior destaque em contexto negativo. Bolsonaro, sobretudo em comparações com Lula, que interrompeu o descanso para visitar a região afetada, e Janja por estar em Salvador, no carnaval, durante esse período. Em seguida, apareceu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Política gera engajamento a Lula
A política relacionada à tragédia esteve presente diretamente em quatro das cinco postagens mais relevantes sobre o tema, seja pela autoria ou conteúdos, como mostramos a seguir. A principal delas foi do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), que agradeceu o apoio de Lula.
Em seguida, houve destaque para uma postagem do apresentador Luciano Huck, que ressaltou a união entre Lula e Tarcísio para atuar no caso.
A página Choquei emplacou duas das postagens com mais engajamento. Uma delas que ressaltou a comoção de um jornalista ao falar sobre o preço abusivo cobrado pela água mineral na região depois da tragédia. Conteúdos sobre o preço, inclusive, geraram cerca de 4 mil postagens e compartilhamentos. A outra citou a visita de Lula ao local da tragédia. A quinta publicação com mais interações foi de Janja, que citou “tristeza e angústia”.
Choquei como “porta de entrada” da informação
Além de ter duas das cinco publicações com mais interações, a Choquei também registrou mais engajamento do que a soma das cinco páginas de empresas de comunicação que contaram com mais interações noticiando a tragédia. O levantamento da Vox Radar contabilizou apenas os números das três postagens da Choquei que mais movimentaram o Twitter sobre o caso.
Vale ressaltar que a conta do Governo do Estado de São Paulo, fonte oficial sobre o ocorrido, foi a segunda página com mais interações sobre o caso, ressaltando a busca das pessoas por informações de credibilidade.