Em setembro de 2022, a Oreo company da Mondelēz International, reforçou a campanha publicitária Continue Brincante, com foco na nostalgia presente no universo do Castelo Rá-Tim-Bum. O projeto culminou com a exibição do especial Reencontro, no dia 25 de fevereiro de 2023, na TV Cultura – Fundação Padre Anchieta.
A Vox Radar analisou o impacto da campanha no Twitter e traz algumas curiosidades!
A Oreo utilizou, sobretudo, duas hashtags em torno da campanha, são elas: #continuebrincante e #oreovoltacastelo. A segunda foi a que mais se destacou no Twitter, assim como a #casteloratimbum.
Já na nuvem dos termos mais falados sobre a campanha, entre 05 de setembro de 2022 e 28 de fevereiro de 2023, fica clara a forte presença de palavras como “nostalgia” e “infância”. Essa volta ao passado foi um dos temas predominantes nos conteúdos publicados no Twitter que se referiam à campanha realizada pela marca.
O sentimento de saudade da época em que se assistia o Castelo Rá-Tim-Bum, inclusive, foi o segundo mais presente em conteúdos na rede, atrás apenas dos conteúdos que se referiam diretamente aos personagens do programa, como Nino, Biba, Pedro e Zequinha.
Para realizar esse levantamento, a Vox Radar analisou tudo que se falou no Twitter, num total de 16.880 conteúdos entre postagens originais, compartilhamentos e comentários, que mencionaram a Oreo dentro do contexto que envolvia o projeto com o Castelo.
A exibição do Especial Reencontro foi o terceiro tema mais abordado. O programa foi exibido pela TV Cultura, onde tradicionalmente o Castelo-Rá-Tim-Bum era transmitido.
De modo geral, a reação dos usuários do Twitter foi extremamente positiva, com muitas postagens e comentários agradecendo à Oreo por trazer de volta o Castelo Rá-Tim-Bum, ou ainda expressando emoção e elogiando a iniciativa da empresa.
Os momentos de destaque da Oreo no Twitter
A repercussão envolvendo a Oreo e o Castelo Rá-Tim-Bum teve picos de engajamento no começo da campanha, em setembro, e na exibição do especial Reencontro, como mostra o gráfico abaixo. A exibição foi o ponto alto de toda a campanha, sendo o principal vetor de mobilização de postagens citando a marca e o Castelo-Rá-Tim-Bum.
Principalmente no começo do projeto, as #publi foram bastante utilizadas no Twitter. As três principais postagens que mencionaram a campanha ocorreram por meio de parcerias pagas.
No top 10 das publicações com mais engajamento, oito foram publicidade e outros dois foram da atriz Angela Dippe, que interpreta a personagem Penélope. Fica claro, portanto, que apesar da participação do público geral no debate sobre o tema, as publicações espontâneas não tiveram força para viralizar na rede.
Quem e onde?
Com base nos dados dos usuários que fornecem informações de gênero e geolocalização, a Vox constatou que a maioria de quem falou sobre a campanha é do gênero masculino, quase 60% do total.
Foi constatado também a predominância de usuários da Região Sudeste entre os que citaram a campanha, com destaque para o estado de São Paulo, responsável por 37,2% do total de postagens. O segundo estado com mais postagens foi o Rio de Janeiro, com 13% de todas as publicações.
Impacto
Ao todo, o Castelo Rá-Tim-Bum (Azul no gráfico) foi mencionado 10.635 vezes, entre postagens originais, compartilhamentos e comentários, entre os dias 18 e 28 de fevereiro. Desse total, 667 mencionaram diretamente a Oreo (verde no gráfico).
Porém, a Oreo também recebeu muitas citações indiretas. Houve mais de 6 mil postagen mencionando o especial Reencontro, que por sua vez, está disponível no canal da empresa no YouTube.
O vídeo do programa especial já foi visto cerca de 600 mil vezes em dois dias. E conta com cerca de 5,5 mil comentários.