Arcabouço fiscal gera “aprovação” a Lula e Haddad nas redes sociais

Aprovado pela Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado Federal, o Arcabouço Fiscal, como ficou conhecido o conjunto de medidas para guiar a condução da política fiscal brasileira, foi um ponto positivo para o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nas redes sociais.

A Vox Radar contabilizou todas as publicações postadas no Twitter, Facebook e Instagram, entre 29 de abril e 29 de maio de 2023, mencionando o termo “Arcabouço Fiscal” e os nomes de Lula e/ou Fernando Haddad.

Ao todo, forama pouco mais de 12 mil postagens nesse parâmetro, publicadas por 7,6 mil usuários diferentes. Esses conteúdos foram compartilhados quase 90 mil vezes e geraram 91,5 mil comentários distribuídos nas três redes. As postagens sobre o Arcabouço Fiscal receberam pouco mais de 1,1 milhão de likes dentro do período de análise.

Dentre as publicações, há maioria de impressões positivas em comparação com as negativas (a análise excluiu os conteúdos neutros). De cada cinco publicações que mencionam Lula e/ou Haddad, três são positivas em relação ao novo teto de gastos.

A percepção positiva, no entanto, é maior em relação ao ministro. Na análise dos conteúdos que citam apenas Lula, ou apenas Haddad, o percentual negativo é maior no posts que mencionam o presidente.

Esquerda “domina” Arcabouço Fiscal, mas direita também está presente

Ainda de acordo com a análise, dessa vez considerando apenas o Twitter, a ideologia política que prevalece entre os usuários que abordaram o tema é a esquerda. No entanto, houve grande adesão de usuários de direita, o que sugere a aceitação por parte desses usuários pelo Arcabouço Fiscal, mesmo se tratando de uma medida feita por um governo do qual, em tese, são propensos a serem oposição.

Já na analise de faixa etária e região dos usuários que publicaram, fica evidenciada a predominância dos maiores de 40 anos de idade, com o Sudeste como destaque, tendo o estado de São Paulo como líder em conteúdos publicados sobre o tema.

Categorias:

Outros Posts:

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

VOX RADAR

Na Mídia

A Vox Radar contabilizou centenas de milhares de conteúdos sobre o BBB 24 e destacou os 10 participantes mais mencionados na estreia do programa. ...
Análise da Vox mostra que a medida, que gerou questionamentos e críticas teve entre os subtemas mais abordados, a chance de aumento dos impostos. ...
O falecimento do Rei do Futebol "parou" o Twitter, monopolizando conteúdos na rede. Homenagens foram maioria entre as postagens. ...

DEMONSTRAÇÃO

Preencha o formulário

e descubra tudo o que podemos fazer para sua agência decolar!