Campanha foca na quebra do padrão dos chapéus de formatura e gera identificação na rede

#RespeitaMeuCapelo. Com essa hashtag, a Vult (parte do Grupo Boticário) focou na quebra do padrão dos chapéus de formatura, como forma de contemplar diferentes tipos de cabelos de pessoas negras.

A campanha desenvolveu quatro modelos de chapéus para destacar a diversidade e a inclusão no momento da formatura. Os acessórios tiveram o design desenvolvido pela Dendezeiro, marca da Bahia, que tem Hisan Silva e Pedro Batalha como diretores criativos e CEOs.

O impacto do capelo

A #VoxRadar analisou o impacto da campanha dentro do X, considerando postagens originais e compartilhamentos. Na rede, a campanha foi praticamente uma unanimidade. No monitoramento de milhares de conteúdos, identificamos quatros temas principais, com os elogios sendo o tipo de comentários mais presente.

A campanha também somou relatos de pessoas emocionadas e abriu espaço para que usuários falassem sobre experiências próprias com os capelos em suas formaturas. Houve destaque ainda aquelas pessoas que celebraram o fato de ter a possibilidade real de utilizar um capelo adequado para seu cabelo quando for se formar.

A campanha foi desenvolvida pela GUT São Paulo. A agência publicou sobre a ação, ressaltando o percentual de universitário negros no País.

Crescimento nas menções

O projeto, que contou com apoio de universidades, gerou crescimento de menções ao termo “capelo”, ligado diretamente à campanha.

Ao todo, foram 8,4 mil conteúdos mencionando as marcas Vult e Dendezeiro em seis dias. Do total de citações, 85,8% foram à Dendezeiro.

No dia do lançamento da campanha, as menções à Dendezeiro cresceram mais de 500 vezes no X, com novo crescimento na ocasião do desfile da marca na São Paulo Fashion Week.

Após o lançamento da campanha, a Vult destacou em suas redes uma série de relatos relacionados ao tema.


A integração do Social Listening com outras estratégias de marketing é uma necessidade para marcas que buscam prosperar nas redes sociais.

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