#RespeitaMeuCapelo. Com essa hashtag, a Vult (parte do Grupo Boticário) focou na quebra do padrão dos chapéus de formatura, como forma de contemplar diferentes tipos de cabelos de pessoas negras.
A campanha desenvolveu quatro modelos de chapéus para destacar a diversidade e a inclusão no momento da formatura. Os acessórios tiveram o design desenvolvido pela Dendezeiro, marca da Bahia, que tem Hisan Silva e Pedro Batalha como diretores criativos e CEOs.
O impacto do capelo
A #VoxRadar analisou o impacto da campanha dentro do X, considerando postagens originais e compartilhamentos. Na rede, a campanha foi praticamente uma unanimidade. No monitoramento de milhares de conteúdos, identificamos quatros temas principais, com os elogios sendo o tipo de comentários mais presente.
A campanha também somou relatos de pessoas emocionadas e abriu espaço para que usuários falassem sobre experiências próprias com os capelos em suas formaturas. Houve destaque ainda aquelas pessoas que celebraram o fato de ter a possibilidade real de utilizar um capelo adequado para seu cabelo quando for se formar.
A campanha foi desenvolvida pela GUT São Paulo. A agência publicou sobre a ação, ressaltando o percentual de universitário negros no País.
Crescimento nas menções
O projeto, que contou com apoio de universidades, gerou crescimento de menções ao termo “capelo”, ligado diretamente à campanha.
Ao todo, foram 8,4 mil conteúdos mencionando as marcas Vult e Dendezeiro em seis dias. Do total de citações, 85,8% foram à Dendezeiro.
No dia do lançamento da campanha, as menções à Dendezeiro cresceram mais de 500 vezes no X, com novo crescimento na ocasião do desfile da marca na São Paulo Fashion Week.
Após o lançamento da campanha, a Vult destacou em suas redes uma série de relatos relacionados ao tema.
A integração do Social Listening com outras estratégias de marketing é uma necessidade para marcas que buscam prosperar nas redes sociais.
Nós da Vox Radar podemos te ajudar! Entre em contato conosco e solicite uma demonstração.