O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, gerou um grande impacto no Twitter brasileiro. A Vox Radar contabilizou 257 mil postagens entre 0h e 23h59 com menções à data que celebra as mulheres. Essas publicações foram compartilhadas mais de 450 mil vezes, gerando mais de 3,2 milhões de likes em 24 horas.

Uma data com essa dimensão, obviamente gera conteúdos de todos os tipos. Nos dados levantados pela Vox Radar, fica claro que o tipo de postagem mais repetido foi o de “Feliz Dia da Mulher”, que gerou quase 400 mil conteúdos, entre postagens originais, compartilhamentos e comentários.
Em seguida, aparecem conteúdos sobre presentes, com quase 120 mil ocorrências. Vale ressaltar que há forte conotação de humor, ironia e/ou crítica em muitos dos temas, no entanto, a análise realizada é quantitativa.

Os três “presentes” mais citados no contexto do Dia Internacional da Mulher são justamente os que aparecem na postagem acima. O buquê de flores foi o que gerou mais conteúdos, seguido pelo Pix e pelo chocolate.

O debate em torno da data também contou com diversos outros temas, como violência de gênero, machismo, luta por igualdade de gênero, conteúdos em relação ao comportamento dos homens diante da data e transfobia.
Abaixo mostramos os assuntos que mais se repetiram nos conteúdos do Twitter sobre o Dia Internacional da Mulher no Twitter.

Pior presente do Dia Internacional da Mulher
O Detran do Rio de Janeiro virou alvo no contexto do Dia da Mulher por ter decidido que no 8 de março apenas as mulheres trabalhariam.

O fato se somou aos conteúdos que ironizam ou fazem piada do comportamento de empresas/patrões na data.

Violência e transfobia
A data também foi marcada na rede pela repercussão crítica ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG), que falou de forma transfóbica no plenário da Câmara. O post com mais interações de uma pessoa pública sobre o Dia da Mulher, inclusive, abordou o tema. A publicação foi feita pela cantora Juliette.

Gênero e localidade
Perfis identificados no Twitter como sendo do gênero feminino foram maioria nas postagens sobre a data, com mais de dois terços do total de publicações.

Já em termos de localidade, houve predominância de conteúdos feitos por usuários de capitais do Sudeste, região responsável por quase metade de tudo que se falou sobre o Dia da Mulher.


Desde a semana passada, já havia expectativa na rede sobre a data de celebração às mulheres, porém, o 8 de março gerou um pico de conteúdos 15 vezes superior à vespera.
