O treinador Fernando Diniz, que também atua no Fluminense, teve sua partida de estreia pela Seleção Brasileira no sexta-feira (08/09), com goleada por 5×1 sobre a Bolívia. O resultado gerou aprovação do comandante da Amarelinha. Dados da Vox Radar mostram que entre 38 mil postagens originais que mencionaram o nome de Fernando Diniz, 91% foram positivas. O treinador da Seleção foi reprovado em apenas 5% dos conteúdos.
Por meio da Vox Radar IA, foram aferidos os principais temas das publicações. O otimismo foi dominante, presente em 56,7% das postagens. Já tinha até gente sonhando acordada com o hexa, em 2026.
Houve ainda 23% de conteúdos mencionando o treinador do Real Madrid, o italiano Carlo Ancelotti, que é especulado como possível treinador da Seleção Brasileira a partir do segundo semestre de 2024. Na rede, no entando, o italiano tem que procurar outro trabalho, pois a Seleção é de Fernando Diniz.
Os mais precavidos somaram pouco mais de 20% dos conteúdos, com postagens criticando o Diniz ou fazendo ponderações sobre a estreia.
Fernando Diniz gera mais de 70 mil conteúdos
Contabilizando postagens originais e compartilhamentos do Twitter, Diniz teve o seu nome citado em mais de 60 mil conteúdos. Outros cerca de 12 mil conteúdos utilizaram o termo “dinizismo”, usado como meme para elogiar o futebol bem jogado pelos times treinados por ele.
A estreia de Diniz marcou também os gols de número 78 e 79 de Neymar com a camisa da Seleção Brasileira, ultrapassando a marca do Rei Pelé, em jogos oficiais contabilizados pela FIFA.
O camisa 10 gerou mais de 250 mil conteúdos, seguido de longe pelos demais jogadores. O segundo em conteúdos foi Richarlison, seguido por Rodrygo, autor de dois gols na vitória sobre a Bolívia.
Confira outras análises no Blog da Vox Radar.