O Brasil parou no sábado (14/10) para ver o eclipse solar anular no fim da tarde. Naquele dia foram 264,6 mil conteúdos – entre posts originais e compartilhamentos – publicados no X (antigo Twitter).
Ao longo da semana, foram 380,4 mil conteúdos com menções ao fenômeno astronômico.
A foto que ilustra esse card foi feita pelo fotógrafo Marcelo Maragni, da Rede Bull, que fotografou o surfista Ítalo Ferreira. O registro foi feito em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte.
De olho nos dados do eclipse
A Vox Radar segmentou os conteúdos sobre o eclipse, identificando diversos temas que foram abordados. Isso é feito por meio da análise automatizada dos principais tópicos associados a um tema, disponível em nossa plataforma.
Um dos principais estava relacionado ao risco de olhar diretamente para o fenômeno, por conta da possibilidade de ocorrer problemas de vista e até a cegueira. Foram cerca de 55 mil conteúdos, entre avisos sobre o risco e manifestações de medo.
E para não prejudicar a visão, a solução era se proteger de forma correta. Foram mais de 20 mil conteúdos relacionados a equipamentos que poderiam proteger os olhos de forma correta, como as lentes de soldados, ou de forma incorreta, como óculos ou até películas de exame de raio-x.
Outra preoucação entre os usuários brasileiros do X foi sobre o funcionamento dos seus equipamentos de foto e vídeo, como os celulares. Entre conteúdos que abordavam o risco que queimar as lentes dos equipamentos e as menifestações de preocupação sobre o tema, foram quase 25 mil postagens originais e compartilhamentos.
A Vox Radar ainda identificou cerca de 15 mil conteúdos de pessoas falando sobre dias nublados e nuvens que poderiam dificultar ver o eclipse, além de sentimentos relacionados ao fenômeno, como tristeza por não ter visto, lamentos pela rápida duração do eclipse e exaltações a sua beleza, totalizando cerca de 10 mil conteúdos.