A novela Vai Na Fé, que acabou na sexta-feira (11/08), deixou o horário das 19h com as maiores marcas de audiências registradas desde 2020, na Globo.
A aprovação do público foi registrada também nas redes sociais. A Vox Radar analisou cerca de 10 mil postagens que mencionaram o nome da trama no dia do último episódio e constatou 85% de aprovação. Houve ainda 8% de conteúdos neutros e 7% de conteúdos negativos sobre a obra.

Vilão lidera engajamento
Para além das postagens que mencionaram diretamente o nome da novela, o impacto foi medido também por meio de conteúdos que citaram os personagens. A Vox Radar verificou que o vilão Theo, interpretado por Emílio Dantas, foi o mais citado no Twitter no final do folhetim, com quase 20 mil conteúdos (entre posts originais e compartilhamentos). Em seguida, aparece a protagonista Sol (Sharon Menezes), com cerca de 15 mil conteúdos; e Clara (Regiane Alves), ex-esposa de Theo, que chegou perto da marca de 10 mil conteúdos.
Também houve destaque para Ben (Samuel de Assis), com 8,4 mil conteúdos; Orfeu (Jonathan Haagensen), com 8,2 mil; Kate (Clara Moneke), com 6,9 mil; Lumiar (Carolina Dieckmann), com 5,5 mil; e Helena (Priscila Steinman), com 4,5 mil conteúdos.

Vox Radar IA identifica principais assuntos
Por meio da Vox Radar IA, ferramenta que identifica em segundos os principais assuntos abordados sobre um tema, verificamos que quase 60% do total de conteúdos relataram emoção com o episódio derradeiro, com muito choro e feclicidade com o desfecho. Para 16%, houve uma mistura de sentimentos, entre a expectativa pelo episódio e a saudade dos personagens que deixariam de fazer parte da rotina.
Houve ainda 15% de conteúdos, sobretudo de perfis de entretenimento e notícias, que focaram no sucesso do produto Vai na Fé, ressaltando a inovação da novela e o seu faturamento.

Em matéria da Folha de São Paulo, inclusive, Vai na Fé foi apontada como case de sucesso na captura do público denominado de Geração Z, com investimento em conteúdos da Rede Globo no TikTok. A hashtag #vainafé foi vista 3,3 bilhões de vezes no aplicativo. Em vídeos próprios do perfil da emissora, são 129 milhões de visualizações entre Vai na Fé, Terra e Paixão (novela das 21h) e Amor Perfeito (novela das 18H).
Outros 6% dos conteúdos identificados pela Vox Radar IA foram de usuários se questionando o que iriam assistir agora, após o final de Vai na Fé. Em 4% dos conteúdos, foram registradas emoções difusas, com críticas ao folhetim global.
Pico de engajamento
O nome da novela somou 46,7% mais ocorrências no Twitter no dia do último episódio do que entre os episódios de segunda e quinta somados. No sábado, dia da reprise, ocorreu a segunda maior marca de menções à Vai na Fé, atrás apenas da sexta-feira.
No dia do episódio final, Vai na Fé ocupou sete entre as 10 primeiras posições de temas mais abordados no Twitter. Theo apareceu logo após o nome da novela, assim como o ator Emílio Dantas. Outros personagens também marcaram presença, como Kate, Clara, Lumiar e Benjamin.
